quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Atividade 2.6 - Execução da atividade planejada.

FICHA PARA ANÁLISE DO GRUPO: ATIVIDADE 2.6
1.Tema do projeto:
GRIPE H1N1
2. Turma e série em que foi experimentado:
6º ano
3. Quantos alunos participaram:
33 alunos
4. Quantos professores e qual o papel de cada um.
03
Montagem dos equipamentos e manuseio;
Conversou com os alunos para integração;
Distribuição e recolhimento de materiais.
5. Disciplinas envolvidas:
Ciências - geografia
6. Objetivos:
1- Avaliar os alunos quanto ao envolvimento do mesmo com a prevenção da doença;
2- Analisar a forma que estão sendo instruídos, com relação à prevenção da gripe;
3- Analisar a compreensão e entendimento feito nesta atividade através de conversas orais e atividades escritas.
7. Etapas: (descrever todas as etapas do projeto)
1 ° Para abertura do encontro, uma dinâmica para estabelecermos uma ligação mútua entre alunos e professores;
2 ° Palestra sobre a Gripe de forma sucinta;
3º Apresentação de PPS – seguido de um Vídeo “ Se liga nessa – para prevenir a Gripe”
4º Dar continuidade a palestra – tendo o vídeo como ferramenta;
5º Apresentação de mais um Vídeo “ Formas de Lavar as Mãos”
6º Finalizar com exercícios para verificar a aprendizagem com relação a forma certa de lavar as mãos.
8. Quantas aulas foram necessárias:
01
9. Recursos utilizados:
Revistas, livros, Internet, Vídeos, Data Show, Computador
10. Quando a equipe se reuniu, após o desenvolvimento do projeto houve correções e adaptações na avaliação do mesmo?
Não houve necessidade.
11. Descrição de como se desenvolveu, depoimentos dos alunos dizendo o que acharam do projeto, o que aprenderam com a atividade. Depoimentos de outros professores que tenham acompanhado e tenham alguma percepção interessante do ocorrido.
O desenvolvimento foi efetuado de acordo com o transcrito na questão 07.
Os alunos referiram-se com a frase: foi forte.
12. Resultados obtidos: Aonde chegaram os alunos. Desenvolveram as competências e os conhecimentos que vocês esperavam? Quais?
Sim. Manifestaram ter conhecimento e maturidade no que se refere ao assunto gripe.
Quais objetivos esperados não foram atingidos?
Todos os objetivos foram atingidos. De acordo com questão 06.
Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram?
A soma: conhecimentos e prevenção diária para toda e qualquer atividade relacionada a higienização pessoal e geral.
Aqui, como no ítem anterior, pode ser uma boa idéia fazer links para os trabalhos que os alunos desenvolveram para ilustrar e confirmar o que afirmam.
Correto porque ao definir qualquer coisa, fica muito interessante que o aluno possa mostrar a afirmação que acabou de fazer concretamente.
13. Conclusões: o que aprenderam vocês como o desenvolvimento do projeto? De que forma projetos como esse podem integrar o planejamento de vocês? Que outras atividade podem passar a integrar planejamentos futuros em função do que perceberam nesta experiência?
Observamos que os educandos aprendem mais utilizando os recursos tecnológicos e para isto temos que adquirir o hábito de forma uso contínuo desses equipamentos que estão à disposição na escola.
A turma como um todo, recebeu bem a proposta da atividade?
Sim.
A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum?
O envolvimento foi geral.
O que envolveu os alunos foi à atividade em si ou o uso do laboratório de informática?
Os dois.
Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma que transcorreu?
Não.
Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?
Não.
Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
Sim.
Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
Que o professor deve saber como utilizar as ferramentas e aplicativos chamando a atenção do aluno. De forma que o ensino seja alegre, atraente, sugestivo embora sério.
Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma? Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas?
Lógico pode ser utilizado em todas as disciplinas fazendo apenas adaptações adequadas a cada conteúdo. E o envolvimento do professor é prioritário.



Postado por: Maria Bethânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário