Postado por: Maria Bethânia
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Atividade 2.6 - Execução da atividade planejada.
Postado por: Maria Bethânia
Atividade 2.5 - Planejando uma atividade com hitertexto ou internet

PROINFO INTEGRADO – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE 2.5 GRIPE H1N1 | |
Curso: | Tecnologia na Educação Ensinando e aprendendo com as Tic´s |
Local: | E.E.E.F.M. Migrantes |
Professoras: | Beatriz Pivoto Peruffo Narcizo Maria Bethânia Borges Costa Salete Turmina |
Público a ser envolvido: | Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. |
Tema/Assunto: | A Gripe: Prevenção e Contágio |
Justificativa: | Espera – se que com esta atividade os alunos possam se envolver ativamente no processo, podendo estabelecer vínculos que serão repassados não só para os colegas da escola como também para pais, vizinhos, amigos fora da entidade que estudam. |
Objetivo (projeto): | 1- Avaliar os alunos quanto ao envolvimento do mesmo com a prevenção da doença; 2- Analisar a forma que estão sendo instruídos, com relação à prevenção da gripe; 3- Analisar a compreensão e entendimento feito nesta atividade através de conversas orais e atividades escritas. |
Tecnologias a serem utilizadas: | Revistas, livros, Internet, Vídeos, Data Show, Computador |
Atividades: | 1 ° Para abertura do encontro, uma dinâmica para estabelecermos uma ligação mútua entre alunos e professores; 2 Palestra sobre ° a Gripe de forma sucinta; 3º Apresentação de PPS – seguido de um Vídeo “ Se liga nessa – para prevenir a Gripe” 4º Dar continuidade a palestra – tendo o vídeo como ferramenta; 5º Apresentação de mais um Vídeo “ Formas de Lavar as Mãos” 6º Finalizar com exercícios para verificar a aprendizagem com relação a forma certa de lavar as mãos |
Período de realização: Avaliação: | O desenvolvimento se dará num período de 60 minutos Será realizada através de questões que serão respondidas pelos educandos ao final da atividade. |
Bibliografia: |
Ficha de Acompanhamento Atividade 2.5 (aula)
ÍTEM AVALIADO | |
Como os alunos se envolvem? | De forma participativa. |
Os alunos conseguem compreender o foco e a proposta da atividade? | Sim. Totalmente sem dúvidas. |
A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos? | Totalmente |
Chegaram a descobrir e a fazer coisas que não estavam previstas? | De forma situacional como geograficamente determinando local específica do surgimento da gripe, do tipo o porco estava lá e, portanto a gripe iniciou. |
De que forma se relacionam as duplas internamente? Mais disputam o uso da máquina ou mais colaboram para o andamento do trabalho? | O relacionamento de todos foi interativo, houve uma troca de informações que ao mesmo tempo chamou a atenção do educando como de nós que estávamos aplicando a atividade. |
As duplas colaboram umas com as outras? De que forma? Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras? | Como houve uma interatividade crescente entre educandos e educadores a colaboração foi de ambas as partes. |
Os objetivos planejados foram atingidos? | Sim. |
Em quais não foram? Qual a proporção? | Não houve. |
Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos? | A atividade foi feita de forma a dar oportunidade ao educando de se manifestar com opiniões próprias. |
Os equipamentos funcionaram a contento? | Sim. Por que foi planejado antes e foi verificado o funcionamento de cada ferramenta que seria utilizada no processo. |