terça-feira, 1 de setembro de 2009

Atividade 1.3 – Educação e Tecnologia

“....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.

A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)

Comentando a entrevista com Dr. Ladislau. Foi realizada de maneira bem simples, e ao mesmo tempo demonstrando conhecimento bastante evoluído do assunto. No decorrer da entrevista, fica claro que o entrevistado afirma quanto ao fato do sistema educacional brasileiro ser todo: conteúdo, disciplina, quantidade de livros que o aluno leva pra escola, e não está acompanhando o desenvolvimento que está acontecendo.

Se formos, colocar em pratos limpos, nem os próprios professores ditos “detentores” e responsáveis pelo repasse de conhecimentos, tem acesso, ou não querem ter, pelo fato de terem que investir sair do conforto pra algo novo, comprometedor e desafiador. Utilizando estes termos que o entrevistado idealiza o sistema, quando explicita o fato da escola ter que repensar num sentido amplo, buscando ampliar o processo de aquisição de conhecimento e forma de repasse do mesmo. Esse pensamento também é exposto pelo mesmo autor conforme o trecho seguinte:

A educação não é uma área em si, mas um processo permanente de construção de pontes entre o mundo da escola e o universo que nos cerca, a nossa visão tem de incluir estas transformações. Não é apenas a técnica de ensino que muda, incorporando uma nova tecnologia. É a própria concepção do ensino que tem de repensar os seus caminhos (DOWBOR, 2001).

O papel do professor tem que mudar também, os professores precisam aprender a manipular as tecnologias, mas para tanto, precisam usá-las para poderem ensinar, saber de sua existência, aproximar-se das mesmas, familiarizar-se com elas, apropriar-se de suas potencialidades, controlar sua eficiência e seu uso e criar novos saberes e novos usos, para poderem estar, de fato, no controles das tecnologias e poderem orientar seus alunos a “lerem” e “escreverem” com elas.

A educação de hoje, precisa entender o momento tecnológico como uma grande oportunidade, uma grande porta que se abre para outras possibilidades.

A mudança na educação impõe um desafio que Behrens (2000, p.73) soube muito bem definir:

O desafio imposto aos docentes é mudar o eixo do ensinar para optar pelos caminhos que levam ao aprender.Na realidade, torna-se essencial que professores e alunos estejam num permanente processo de aprender a aprender.

http://www.carteiroonline.com/gifs/aves/47.gif Postado por: Maria Bethânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário