terça-feira, 1 de setembro de 2009

Quem sou eu como professor aprendiz

“Continuo buscando, re-procurando.

Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago.

Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e

comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

Como educadores, é importante acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar ao mesmo tempo em que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal. Damos essência da prática pedagógica, sem abandonarmos a constante realidade de cada um, construímos um conhecimento que é crítico, porque foi adquirido de forma autentica.

Faz-se necessário a formação de educadores que saibam reconhecer a necessidade de mudança de perfil, a adequação ao atual meio que vivemos e ao mesmo tempo em que consigam lidar com essas mudanças sem trazer algum transtorno ao seu profissional. Profissionais voltados para o interesse da aprendizagem e não mais profissionais preocupados somente com o ensino, já que a escola não é mais detentora do conhecimento.

...papel do professor ganha nesse contexto maior relevância a partir das novas exigências sociais e tecnológicas imposta pela globalização, é preciso formar alunos que sejam autônomos e aptos a cooperação, dessa forma os professores precisam estar aptos á aprendizagem e sempre motivados a buscarem novos métodos de ensino – sempre contextualizando as informações, ou seja, os professores precisam estar sintonizados com o mundo, e isso, só é possível se os educadores forem simultaneamente mestre e aprendiz. ( Marly Weber)
http://www.carteiroonline.com/gifs/flores/35.gifpostado por: Maria Bethania

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